Cursos Livres

Extenções

Educação Ambiental

Conforme exposto por Bueno e Arruda (2014), observa-se, atualmente, a busca por parte da academia, de movimentos sociais e sociedade civil por um paradigma que oriente as ações do homem sob o meio ambiente, dado que durante muito tempo a lógica utilitarista do meio ambiente orientava as concepções teóricas e o pensamento moderno.

O Brasil é o único país da América Latina que possui uma política nacional voltada para a educação ambiental (DIAS, 2004). A Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, define educação ambiental como “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (MMA, 2018, p.1). De acordo com a referida legislação, a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino, formal e não formal.

 

Professores responsáveis: 

Macsuel Miranda de Oliveira

Marcus Vinícius Barbosa

 

Carga Horária: 30h

Objetivo Geral

 Desenvolver e realizar um curso de extensão semipresencial em Educação Ambiental.

Objetivos Específicos

Definir os objetivos educacionais esperados com o curso; Elaborar a ementa do curso, considerando os objetivos educacionais esperados; Elaborar o material didático do curso, adequado para o ensino a distância; Realizar o curso em uma turma piloto, para coletar dados quanto a adequação do curso e dos materiais desenvolvidos; Implantar o curso após ajustes verificados na turma piloto. 

Justificativa

A educação de nível superior abrange os cursos de extensão, que são abertos a candidatos que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela instituição de ensino ofertante (PLANALTO, 2018).

Os cursos de extensão costumam ser oferecidos tanto na modalidade presencial, como na modalidade de Educação a Distância (EAD).  O ensino na modalidade presencial e a distância possuem semelhanças, mas também diferenças, principalmente no que se refere a presença física do docente que, no ensino presencial, conduz o processo com sua performance, estando sujeito a intervenções diretas e em tempo real por parte do aluno, que acrescenta e até mesmo altera a direção da exposição (PASSOS; BARBOSA, 2009).  Entretanto, quando se trata do ensino a distância, embora a dinâmica aula seja diferente, a ausência física do docente não restringe a construção do conhecimento, representando um desafio à criatividade dos envolvidos no processo, visto que o docente dispõe de recursos didáticos e tecnológicos para suprir suas necessidades para abordagem do conteúdo.  Observa-se, assim, que a qualidade do material didático influenciará os resultados na modalidade de EAD. (PASSOS; BARBOSA, 2009).

A oferta de um curso de extensão semipresencial com a temática “Educação Ambiental” justifica-se, portanto, por se tratar de um tema cujo debate de faz importante nas diversas áreas do conhecimento, tornando o curso multidisciplinar.  A opção de inseri-lo na modalidade a distância proporcionará aos alunos maior flexibilidade, sem que a construção do conhecimento se torne restrita, em função do material didático a ser elaborado.

Observações:

O Curso será ministrado pelos professores Macsuel Miranda de Oliveira e Marcus Vinícius Barbosa, tendo uma carga horária de 30 horas. 

Coordenação

Professor Mestre Marcus Vinícius Barbosa

Lattes

Titulação

Especialista

Pós graduação

posgraduacao@fasfsul.com.br

Coordenação

marcus.barbosa1979@gmail.com

Horários

Atendimento da Secretaria

Seg a Sex: das 13 às 21 horas

Atendimento Coordenação do Curso

de Segunda à Sexta, das 18:30 às 21:00 e Sábado das 09:00 às 13:00

Secretaria

Tel: (24) 3337-8001 (24) 3340-8771

e-mail: secretaria@fasfsul.com.br

Material de TCC

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