Notícias
25/06/2018
Alunos de psicologia realizam visita técnica
Os alunos do terceiro período do curso de psicologia da FASF estiveram visitando a escola de educação infantil Academia da Criança, onde puderam conhecer suas dependências, assim como, a estrutura projetada para cada detalhe que contribui para o desenvolvimento infantil. Os alunos foram acompanhados da professora da FASF de Desenvolvimento Infantil e psicóloga Francione Matos, com o objetivo de averiguar como ocorre na prática o desenvolvimento de habilidades através de atividades lúdicas.
A professora e psicopedagoga Denise Campos Telles Menchise, mostrou as dependências da escola e explanou sobre a importância do ato de brincar na pré-escola como recurso pedagógico que pode favorecer diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos.
A visita dos estudantes teve como objetivo, observar como a escola de educação infantil trabalha as habilidades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico-motor e psicossocial.
Segundo, a professora da FASF de Desenvolvimento Infantil e psicóloga Francione Matos, a percepção guiada pelo senso-comum interpreta o brincar como um momento de ócio ou entretenimento. No entanto, os teóricos do desenvolvimento apontam que o ato de brincar contribui para a formação da personalidade da criança, assim como, para os aspectos cognitivos, físicos e psicossociais do desenvolvimento humano.
Disse também, que na infância, brincar é tão fundamental quanto comer e beber, pois é por esse viés lúdico que a criança aprende, que ela experimenta, cria e recria, se apropria, se reinventa, se percebe e percebe o outro.
Comentou ainda que, o ato de brincar proporciona à criança que está constituindo-se enquanto sujeito social, a oportunidade de estabelecer pontes entre o princípio da realidade e o universo imaginativo. Permite também que a criança desenvolva conceitos mais complexos como a capacidade de organização, assimilação de regras e controle emocional. Através da brincadeira, a criança aprimora os movimentos, estimula os sentidos, coordena a visão, desenvolve o domínio sobre o corpo e adquire novas habilidades. Quando uma criança brinca com blocos de empilhar, por exemplo, e compara a altura da sua torre com a do colega, ela lança base de conceitos matemáticos, ela aprimora sua habilidade motora, desenvolve sua capacidade de imaginar e criar.