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25/06/2018

Alunos de psicologia realizam visita técnica

Alunos de psicologia realizam visita técnica
Alunos de psicologia realizam visita técnica
Alunos de psicologia realizam visita técnica
Alunos de psicologia realizam visita técnica

Os alunos do terceiro período do curso de psicologia da FASF estiveram visitando a escola de educação infantil Academia da Criança, onde puderam conhecer suas dependências, assim como, a estrutura projetada para cada detalhe que contribui para o desenvolvimento infantil. Os alunos foram acompanhados da professora da FASF de Desenvolvimento Infantil e psicóloga Francione Matos, com o objetivo de averiguar como ocorre na prática o desenvolvimento de habilidades através de atividades lúdicas.


A professora e psicopedagoga Denise Campos Telles Menchise, mostrou as dependências da escola e explanou sobre a importância do ato de brincar na pré-escola como recurso pedagógico que pode favorecer diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos.
A visita dos estudantes teve como objetivo, observar como a escola de educação infantil trabalha as habilidades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico-motor e psicossocial.


Segundo, a professora da FASF de Desenvolvimento Infantil e psicóloga Francione Matos, a percepção guiada pelo senso-comum interpreta o brincar como um momento de ócio ou entretenimento. No entanto, os teóricos do desenvolvimento apontam que o ato de brincar contribui para a formação da personalidade da criança, assim como, para os aspectos cognitivos, físicos e psicossociais do desenvolvimento humano.


Disse também, que na infância, brincar é tão fundamental quanto comer e beber, pois é por esse viés lúdico que a criança aprende, que ela experimenta, cria e recria, se apropria, se reinventa, se percebe e percebe o outro.
Comentou ainda que, o ato de brincar proporciona à criança que está constituindo-se enquanto sujeito social, a oportunidade de estabelecer pontes entre o princípio da realidade e o universo imaginativo. Permite também que a criança desenvolva conceitos mais complexos como a capacidade de organização, assimilação de regras e controle emocional. Através da brincadeira, a criança aprimora os movimentos, estimula os sentidos, coordena a visão, desenvolve o domínio sobre o corpo e adquire novas habilidades. Quando uma criança brinca com blocos de empilhar, por exemplo, e compara a altura da sua torre com a do colega, ela lança base de conceitos matemáticos, ela aprimora sua habilidade motora, desenvolve sua capacidade de imaginar e criar.

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