Uma iniciativa sócio educativa desenvolvida pela AFOCAR, Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis.
O projeto já foi realizado nas comunidades de Sapinhatuba, Belém, Bracuí e Japuiba, localizadas em Angra dos Reis, com exposição pública de trabalhos fotográficos realizados por jovens de 12 a 18 anos das comunicades.
Essa iniciativa tem recebido o imprescindível apoio da Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, realizando a mobilização da comunidade, as inscrições dos alunos e o acompanhamento no campo, além de Educação, Ciência e Tecnologia, que fornece as instalações para os encontros e festividades.
Todas as atividades são gratuitas, havendo o projeto sido credenciado junto ao Ministério da Cultura para efeito de incentivos pela Lei da Cultura. O Projeto já recebeu o patrocínio da ELETRONUCLEAR e dos CORREIOS. Os recursos obtidos proporcionam a aquisição de câmeras fotográficas para todos os alunos bem como de todos os materiais didáticos utilizados.
Uma interessante contrapartida do Projeto é a oferta de bolsas de estudo em cursos regulares da AFOCAR aos 10 alunos com melhor desempenho no programa, selecionados por critérios de qualidade artística, atitude cidadã ao longo do programa, aderência a temas ligados à sustentabilidade, presença e participação.
Estes alunos são ainda avaliados pelos monitores do curso, todos professores e fotógrafos em Angra, sendo premiados com as câmeras utilizadas. Os cinco mais bem avaliados são, por sua vez, convidados a serem monitores mirins da próxima turma.
Na turma da Japuiba, os alunos assistiram a uma palestra sobre Meio Ambiente ministradas pelo diretor do Ibama de Angra que utilizou as próprias fotos dos alunos tiradas dentro da comunidade.